A mácula é a área da retina responsável pela nossa visão central. É através dela que é possível enxergar detalhes tais como reconhecer o rosto das pessoas ou ler um livro. A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a doença retiniana, que ocorre em pessoas com mais de 60 anos, devido a fatores genéticos e ambientais (exposição a radiação ultravioleta durante a vida).

Existem duas formas de Degeneração Macular Relacionada à Idade:

Seca
É a mais comum e pode levar a baixa de visão central devido à atrofia, ou seja, formação de uma cicatriz na mácula. Não ocorre a formação de vasos anormais na mácula.

Úmida ou Exsudativa
Ocorre a formação de vasos anormais na mácula, que causam hemorragia, fluido e presença de proteína na mácula. Se não tratada precocemente, há formação de uma cicatriz como consequência.

Os sintomas e sinais são:
Perda de visão para leitura;
Dificuldade em reconhecer o rosto das pessoas;
Mancha escura na visão;
Distorção na visão, chamada de metamorfopsia.

Os tratamentos disponíveis são:
Suplementação com vitaminas:
pode reduzir a chance de progressão da forma seca para a úmida ou atrófica;
Terapia anti-VEGF (Ranibizumabe ou Bevacizumabe): é realizada a injeção de medicações antivasogênicas dentro do olho para bloquear o crescimento dos vasos anormais no fundo do olho.
Terapia Fotodinâmica: é a injeção de uma substância na veia, ativada com a luz de laser, que é aplicada no fundo de olho
Fotocoagulação com laser: pode ser feito em lesões que não estão no centro da mácula, a fóvea.