Novidades Tratamento Glaucoma

TRABECULOPLASTIA COMO PRIMEIRA OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA PACIENTES COM GLAUCOMA O glaucoma é uma neuropatia óptica caracterizada por dano estrutural e funcional progressivo, onde a pressão intraocular (PIO) elevada permanece como o mais importante fator de risco conhecido. Existem basicamente três opções disponíveis para redução da PIO: tratamento medicamentoso, à laser ou cirúrgico. Tipicamente, a…

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular crônica que provoca lesão no nervo óptico e alterações no campo visual. Nas suas fases inicias, a doença é silenciosa, sem sintomas, o que retarda seu diagnóstico. Na maioria dos casos, o surgimento do glaucoma é acompanhado do aumento da pressão intraocular, mas também é possível encontrar casos em que…

Catarata

O que é? Catarata é a opacificação do cristalino, que é a lente natural existente no globo ocular, responsável pela focalização da visão para longe e para perto. Com a idade, geralmente dos 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação dessa lente (o cristalino) que leva a diminuição progressiva da visão. A rapidez dessa…

Pterígio

O pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva (membrana transparente que recobre toda a região branca do olho) de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. É mais comum em pacientes com muita incidência de luz solar, em pessoas que trabalham expostas ao sol (pescadores, trabalhadores rurais…

Olho Seco

Corresponde a um grupo de diferentes doenças e condições que resultam na lubrificação inadequada do olho, seja por diminuição na produção de lágrimas ou por má qualidade do filme lacrimal. A cada vez que piscamos é formado um filme lacrimal. Nos pacientes com olhos secos ocorrem a ruptura prematura deste filme, deixando expostos à atmosfera…

Hordéolo (terçol) e Calázio

  O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. O Calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. O calázio às vezes é confundido com o hordéolo. Sintomas:…

Hordéolo (tersol) e Calázio

O hordéolo é uma infecção de um folículo ciliar que causa um nódulo avermelhado e doloroso na borda palpebral. O Calázio é uma tumefação (inchaço) da pálpebra, causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo, localizadas nas pálpebras superior e inferior. O calázio às vezes é confundido com o hordéolo. Sintomas: Na…

Erros Refrativos

Os erros refrativos (ametropias) englobam os distúrbios oculares que levam a embaçamento visual, como MIOPIA, a HIPERMETROPIA e o ASTIGMATISMO, entre outras. São corrigidas com o uso de óculos, ou adaptação de lentes de contato, e podem ser também corrigidas quando possível com cirurgia refrativa. As ametropias nem sempre necessitam de correção, dependendo de cada…

Descolamento do Vítreo e Moscas Volantes

O Vítreo é uma substância gelatinosa que preenche a parte interna do nosso olho, sendo constituído principalmente por água. O vítreo fica normalmente aderido à retina até que em algum momento da nossa vida ele se liquefaz e se desprende da retina e nós passamos a enxergar esse pontos pretos ou cinzas que se deslocam…

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A mácula é a área da retina responsável pela nossa visão central. É através dela que é possível enxergar detalhes tais como reconhecer o rosto das pessoas ou ler um livro. A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a doença retiniana, que ocorre em pessoas com mais de 60 anos, devido a fatores genéticos e…

Conjuntivite

É um processo inflamatório da membrana transparente (conjuntiva) que recobre toda a esclera (região branca do olho) e a superfície interna das pálpebras. Causas: Conjuntivite Infecciosa: é transmitida, mais freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá pelo contato. Assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos…

Ceratocone

O Ceratocone é uma doença que afeta o formato e a espessura da córnea, quase sempre progressiva, cursando geralmente com aumento do astigmatismo e miopia, que pode cursar com acentuada baixa de visão e ser hereditária. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a tomografia, topografia e…