Série Doenças Oculares: #5 CATARATA
A catarata nada mais é que a opacificação do cristalino, uma lente natural, que temos nos olhos. A ocorrência dessa alteração é comum principalmente na população idosa, uma vez que a opacificação do cristalino ocorre devido ao envelhecimento do órgão.
Há ainda outras causas patológicas que podem causar o desenvolvimento da catarata, como o trauma e doenças preexistentes.
Independente da causa, os sintomas incluem, perda da acuidade visual e qualidade visual, além de prejuízos na percepção de contrastes de cores e presença de ofuscamento. Mesmo com o uso de óculos, pessoas com catarata possuem dificuldade em enxergar. Além disso, trata-se de uma doença progressiva, ou seja, se não tratada, causa cegueira.
O único modo de tratar a catarata é cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opacificado e substituído por um implante (lente) intraocular, o qual permanece no olho até o fim da vida. É um procedimento feito uma única vez na vida e a depender do tipo de implante intraocular, correções refracionais podem ser feitas, libertando o paciente do uso de óculos após a cirurgia.
Agende já a sua consulta:
Oftalmocenter Bauru
(14) 3012-0707 ou (14) 3012-0606