EXAMES DE ROTINA EM CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS: POR QUE E QUAIS FAZER?

É comum e muito importante que durante a consulta oftalmológica, o médico faça exames de rotina, objetivando manutenção da saúde ocular e diagnósticos precoces, os quais são essenciais para a saúde ocular.

Os olhos, formado por um conjunto de estruturas anatômicas, além de fazer parte do sistema sensorial, está intimamente ligado ao sistema nervoso central, tornando-o singular em importância e necessidade de cuidados especiais.
Pensando nisso, reunimos os principais exames de rotina feitos durante as consultas oftalmológicas, expondo as indicações e importância.

Exame de Mapeamento de retina: O que é? Por que fazer?

O mapeamento de retina é feito comumente durante a consulta oftalmológica, e não requer preocupação do paciente. Isso porque, esse é um exame feito com o objetivo de visualizar com qualidade, a retina, ou popularmente conhecida como ‘’fundo do olho’’.
É por meio deste exame que se pode diagnosticar precocemente doenças que afetam a visão, por vezes até irreversíveis, se não tratadas em tempo hábil.

O mapeamento de retina não analisa somente o fundo do olho como também as demais estruturas oculares, tornando-o essencial numa consulta oftalmológica.

Tonometria binocular: qual a utilidade desse exame?

Esse é um exame obrigatório em consultas oftalmológicas de rotina, já que é através da tonometria binocular que se mede a pressão do olho, e o médico pode diagnosticar o glaucoma, uma doença muito prevalente na população mundial e uma das maiores responsáveis por cegueira da atualidade.

Este é um exame indicado também em casos de pacientes acima de 40 anos, casos de glaucoma na família, sangramento ocular, ou ainda, tratamento de outras doenças intraoculares.

Além da tonometria, o médico pode solicitar a Curva Tensional Diária, que é um exame auxiliar da tonometria binocular e informa a média de pressão intraocular diária.

Exame de motilidade ocular: devo fazer?

O exame de motilidade ocular, também denominado teste ortóptico, objetiva analisar a movimentação dos olhos e a percepção frente à estímulos visuais.

Isso possibilita o diagnóstico de estrabismo (olhar desviado), insuficiência de convergência, que é a dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo ou ainda a ambliopia, que é caracterizada pela baixa acuidade visual.

Além de ser indicado em casos de suspeita de estrabismo e ambliopia, o exame de motilidade ocular está indicado em casos de queixa de dores de cabeça, visão embaçada ou visão dupla.

Exame de teste de cores: quando fazer?

A percepção de cores é função de receptores na retina. Assim, o teste de cores é um exame padrão em consultas de rotina e visa diagnosticar doenças causadas por distrofias da retina, neuropatias ópticas e o daltonismo, causando comprometimento na percepção das cores.

O teste mais comum é o Ishihara, que é a utilização de cartões coloridos contendo números ou formas munidos de vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes nas extremidades e no centro.

Neste teste, a pessoa deverá ser capaz de visualizar o número ou forma no interior do círculo.

Paquimetria ultrassônica de córnea, qual a utilidade?

A paquimetria ultrassônica de córnea, ou simplesmente paquimetria, é um exame feito rotineiramente durante a consulta oftalmológica, permitindo a medida da espessura total da córnea. É um exame feito com colírio anestésico e, portanto, não causa dor.

Este exame está indicado para o acompanhamento de doenças, tais como o glaucoma e o ceratocone, além de muito comum na rotina de avaliação oftalmológica e planejamentos cirúrgicos como, cirurgia refrativa, transplante de córnea e implante de anéis intra-corneanos.

Se você é usuário de lentes de contato, fique atento porque é necessária a não utilização de lentes por alguns dias antes do exame, conforme orientação do seu médico.

Topografia

A topografia é um exame de rotina feito comumente em consultas oftalmológicas com o intuito de mapear topograficamente a córnea.

Este exame é muito importante para o diagnóstico de doenças na córnea como o ceratocone, degenerações e distrofias de córnea, além de erros refrativos como o astigmatismo e a miopia.

A topografia também é útil para adaptação de lente de contato, principalmente as lentes rígidas.

Mas atenção, se você é usuário de lentes de contato, fique atento porque é necessária a não utilização de lentes por alguns dias antes do exame, conforme orientação médica.

Agende já a sua consulta: