DECIFRANDO A RECEITA DOS MEUS ÓCULOS DE GRAU

DECIFRANDO A RECEITA DOS MEUS ÓCULOS DE GRAU

Quem já passou por consulta oftalmológica e recebeu uma receita para óculos ou lentes de contato, sabe o quanto é difícil interpretá-la. Pensando nisso, preparamos um texto com o objetivo de auxiliá-lo no entendimento da sua receita, afinal de contas, conhecimento nunca é demais.
Antes de mais nada, vamos compreender as principais abreviações que acompanham a receita:

Ok, agora você já sabe o que significa aquele monte de siglas que aparecem na sua receita, mas e daí?
É importante saber que quando a receita vem com grau (PWR) negativo (-), isso quer dizer que você tem: miopia.
Por outro lado, quando a receita acompanha um grau (PWR) com sinal positivo (+), a alteração é: hipermetropia.
Além disso, a receita pode estar munida de graus para cilindro (CYL) e eixo (AXIS), que quer dizer astigmatismo. Lembrando que o astigmatismo pode estar acompanhado ou não de miopia ou hipermetropia.

Vamos entender melhor tudo isso?
A seguir, daremos exemplos de receitas oftalmológicas com diferentes situações que podem ocorrer e que com certeza você se encaixará em uma delas.

Receita oftalmológica para hipermetropia

A começar pela receita de hipermetropia, esta alteração pode estar presente em um ( imagem A) ou ambos os olhos (imagem B) e é caracterizada por gerar dificuldade em enxergar de perto.
A correção dessa alteração pode ser feita de forma paliativa com o uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos específicos, através de cirurgia refrativa, que corrige permanentemente a alteração.

Receita oftalmológica para miopia

Por outro lado, se na sua receita oftalmológica, estiver indicando grau (PWR) negativo ( – ), como na imagem a seguir, isso quer dizer que você tem uma alteração chamada miopia.
A miopia pode estar presente em um (imagem A) ou ambos os olhos (imagem B) e é caracterizada por gerar dificuldade em enxergar de longe.
Semelhantemente ao que ocorre com a hipermetropia, a correção da miopia também pode ser feita de forma paliativa com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia refrativa, que corrige permanentemente a alteração.
Assim, para saber se você está apto à correção cirúrgica, o médico oftalmologista precisará fazer uma série de exames.

Receita oftalmológica para astigmatismo, associado ou não à miopia ou hipermetropia

Assim como já explicamos na receita para miopia e hipermetropia, sua receita oftalmológica pode constar graus nos campos cilindro e eixo.
O que isso quer dizer? Simples, quando na receita há graus nos campos cilindro e eixo, como na imagem a seguir (imagem A), isso quer dizer que você tem uma alteração chamada astigmatismo.
Além disso, é importante salientar que além do astigmatismo poder estar presente em um ou ambos os olhos, caracterizando a dificuldade em focar imagens de perto ou longe, esta alteração pode estar acompanhada de miopia (Imagem B) ou hipermetropia (Imagem C).
Assim como para a miopia e hipermetropia, a correção do astigmatismo pode ser feita de forma paliativa com o uso de óculos, lentes de contato ou em alguns casos específicos, através de cirurgia refrativa, que corrige permanentemente a alteração.


Receita oftalmológica para presbiopia, associada ou não à miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Agora, se você já tem 40 anos ou mais, além de todas as alterações aqui já explicadas, muito provavelmente você terá uma outra, chamada presbiopia.
Se te consola, 100% das pessoas após os 40 anos apresentarão essa alteração, que ocorre devido ao envelhecimento e é causada possivelmente devido à perda de elasticidade do cristalino (lente natural do olho).
Assim como envelhecemos a pele com o passar dos anos, os olhos e suas estruturas internas também estão sujeitos ao efeito do tempo.
Na prática, o que isso gera na pessoa? Isso provoca uma dificuldade em focar objetivos de perto. Daí a necessidade da pessoa e-s-t-i-c-a-r os braços para conseguir focar qualquer objeto.
Além disso, é importante lembrar que a presbiopia pode ou não estar associada à miopia, hipermetropia e astigmatismo.
A presbiopia, diferentemente das outras alterações, estará presente em ambos os olhos. A correção dessa alteração pode ser feita de forma paliativa com o uso de óculos ou lentes de contato, também chamadas de lentes multifocais.
A seguir, alguns exemplos de receitas oftalmológicas que podem ocorrer em decorrência da presbiopia associada à outras alterações.