O que há de novo no tratamento cirúrgico do glaucoma? Trabeculotomia com Kahook Dual Blade (KDB)

Cada vez mais, médicos têm buscado por tratamentos cirúrgicos para o glaucoma que sejam minimamente invasivos, no intuito de promover menor risco à saúde ocular do paciente, maior bem-estar e rápida recuperação.

Atualmente, a técnica cirúrgica no tratamento do glaucoma mais utilizada trata-se da trabeculectomia, que mesmo amplamente empregada por glaucomatólogos do mundo todo, se feita isoladamente, promove, não raras vezes, complicações pós-operatórias como, hipotonia, hiperfiltração, atalamia, infecção tardia, além de “falência” por cicatrização.

Baseado nisso, a partir de 2009, inseriu-se no mercado, associado à trabeculotomia, técnicas pouco invasivas com auxílio de material biocompatível que promovem menor dano estrutural ocular, com pouco risco, muito eficaz no combate ao aumento da pressão intraocular (PIO), recuperação cirúrgica rápida e confortável ao paciente.

O humor aquoso, muitas vezes responsável pelo aumento da pressão intraocular (PIO), pode ser escoado por diversas vias por meio do estímulo das diferentes técnicas cirúrgicas e materiais biocompatíveis, como a trabeculotomia com o Kahook Dual Blade (KDB).

Dessa forma, o uso do KDB permite que o procedimento cirúrgico seja rápido, com menos estímulos dolorosos e recuperação menos prolongada dos pacientes. Ainda segundo Abdullah e demais autores (2016)1, em publicação na renomada revista ‘Investigative Ophthalmology & Visual Science’’, afirmaram que se associado à cirurgia de correção de catarata (facoemulsificação), o KDB promove uma diminuição de 33% da pressão intraocular com 69% dos pacientes glaucomatosos diminuindo pelo menos um medicamento de uso diário, o que é considerado uma grande conquista aos profissionais da área.

Doutor Luis Gustavo Biteli, médico oftalmologista formado pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, com residência em Oftalmologia e especialização em Glaucoma pela mesma instituição, visando aprimorar-se para proporcionar as melhores técnicas cirúrgicas aos pacientes com Glaucoma, tornou-se o primeiro médico em Bauru e região a realizar a Trabeculotomia com Kahook Dual Blade (KDB).

Agende já a sua consulta e peça uma avaliação.