INFECÇÃO PELO COVID-19 PODE CAUSAR ALTERAÇÕES IMPORTANTES NA RETINA.

Após estudos recentemente publicados em uma das revistas científicas (anexo 1) mais famosas do mundo (JAMA Ophhthalmology), apontarem que a COVID-19 pode causar alterações oftalmológicas como, epífora (lacrimejamento), congestão conjuntival (olho vermelho) e quemose (inchaço), agora, em estudo feito por médicos da Universidade Federal de São Paulo (anexo 2), mostra que alterações importantes na retina (órgão ocular de crucial importância) podem ocorrer.

O achado foi encontrado em OCT (tomografia de coerência óptica), uma técnica de imagem não invasiva, feita em pacientes com síndrome respiratória aguda, por decorrência da infecção por COVID-19.

Todos os pacientes apresentaram lesões hiper-reflectivas na camada de células ganglionares e na plexiforme interna no agrupamento papilomacular em ambos os olhos. Ainda, 4 pacientes de 12 avaliados apresentaram microhemorragias ao longo da retina observados no mapeamento de retina.

Apesar das alterações encontradas, observaram-se que a acuidade visual e os reflexos pupilares estavam normais. Finalmente, não foram encontrados sinais de inflamação ocular.

Muito embora não tenha sido notados sinais de inflamação ocular, em modelos animais, nota-se sinais de retinite e neurite óptica. Logo, por se tratar do primeiro caso reportado de alterações na retina de paciente com COVID-19, há muito a se estudar. Esperamos que novos estudos surjam e auxiliem na descoberta do comportamento do COVID-19 no homem e suas consequências para que profissionais da saúde estejam preparados para enfrentá-lo.